sábado, 7 de março de 2009

IGREJA PRESBITERIANA DE CÔCOS




A IGREJA PRESBITERIANA DE COCOS - o inicio de tudo

Durante o período em que a Missão Central do Brasil esteve presente no hinterland brasileiro, ela produziu uma imagem de progresso e civilização sobre si tanto para a população daquela região do serão baioano como para os seus pares norte-americanos. A estação missionária Ponte Nova construída no sertão baiano, com todo o aparato humano e arquitetônico do Instituto Ponte Nova, da Igreja Presbiteriana e do Grace Memorial Hospital, se apresentava  como uma ilha de civilização naquele mar de ignorantes e atrasados, que necessitavam ser redimidos pela mensagem que seus representantes ofereciam àquela terra incógnita, como Horace M. Lane denominava o interior brasileiro. Para ele, no vasto interior do país, “a vida continuava em grande parte o que havia sido no tempo colonial” e nos Estados de Goiás, Mato Grosso e especialmente Bahia, Sergipe e Ceará, a pobreza era extrema e a   população rarefeita (Nascimento, 2004).

O município de Côcos foi privilegiado com a presença destes ilustres Missionários, homens mensageiros de Deus que ali chegaram e implantaram as primeiras Palavras do Evangelho aos nossos irmãos coquenses. 
A missão dos mensageiros de Deus era trazer a civilização  a uma terra inóspita, árida, vazia, transformando as feições da região. Para os missionários, as dificuldades geográficas, climáticas e econômicas, as distinções sociais e culturais que existiam possibilitariam efetivar seu projeto civilizador para os trópicos brasileiros. Civilizar significava, para eles, oferecer àquela população a salvação do espírito, através dos seus preceitos religiosos, e do corpo, pela suas instituições nas áreas educacional e médica. 
Desse modo, a intervenção daqueles norte-americanos foi se estendendo a tudo o que se relacionava ao ordenamento urbano e ao “bom” funcionamento de um grupo social. (Nascimento, 2005a)
fonte: 
http://www.uel.br/grupo- estudo/processoscivilizadores/portugues/sitesanais/anais9/artigos/mesa_debates/art11.pdf






A primeira Igreja Jurídica de Côcos - A implantação da Igreja Presbiteriana do Brasil, em Côcos, foi feita por um grupo de missionários que criou a Missão Central da Bahia, formando uma congressão no Sítio do Mato, que passou a funcionar como ponto de apoio dos missionários Presbiterianos. De lá eles partiam para evangelizar os fiéis em Santa Maria da Vitória, Côcos, Correntina, Carinhanha, Ramalho, Feira da Mata, etc. Com isso, foram criando outras congregações entre as quais a de Côcos. 
Uma instituição quase centenária, sendo a mais antiga igreja evangélica da cidade, foi fundada em 25 de março de 1930, pelos irmãos presbiterianos que já se encontravam solidados em Côcos e passaram a ter um templo próprio, com o Conselho dos Presbíteros, que se renova até os dias atuais, através de eleições, tendo semanalmente sua escola bíblica e culto dominical. 



Como nesta data,  25/03/1930, foi reconhecida como pessoa jurídica, passando de congreção para uma Igreja Presbiteriana do Brasil, seu aniversário passou a ser comemorado todos os anos com grande festividade evangélica.
Naqueles tempos os missionários  traziam a mensagem da Salvação e as primeiras Bíblias que chearam a Cõcos  foram trazidas pelo Dr. Richard Wadell, Norman Dusmore, Albert Reasoner, Helton e Harold Anderson. Eles chegavam em Côcos muitas das vezes montados a cavalo, trazendo alimentação, remédios para a população que era carente de médicos e medicamentos. 
acomo em muitos interiores do Brasil, quando da construção a igreja passou também por apedrejamentos de Católicos que não aceitavam a impalntação de uma denominação cristã em nossa cidade,  por considerarem o protestantismo uma ‘obra do diabo’  .
Até 1980 a igreja foi pastoreada por aproximadamente XXXX pastores, sendo o primeiro evangelista Noênio Oliveira e pastores como Rev. Elias Marques, entre outros: Rev. Samuel Matos Pinto, Rev. Oswaldo Durães,  Rev Anderson Rios, Rev Liberato Pereira e o atual Rev. Lúcio. S, entre muitos missionários que passaram pela Igreja de Côcos.

Só na década de 80 que instalou em Côcos, as novas igrejas da linha pentecostal: Pentecostal Unida, Congreção Cristã no Brasil, Assembléia de Deus, outras.





Esta é a atual sede da Igreja Presbiteriana de Côcos. Passou por uma renovação, porque a  igreja antiga estava com a estrutura danificada, e não oferecia segurança aos fieis. O templo foi reconstruído na gestão do atual pastor Rev. Lúcio.
Ficou realmente uma Igreja belíssima, um cartão postal para nossa Côcos. Não deixe de vistar a Igreja quando estiver em Côcos, com certeza você retornará abençoado por Deus pelo mensagem do Pastor e irmãos que lá estão todos os dias orando por todos nós, coquenses mundo afora.


Cocos conta hoje também com uma sede da  Congregação Cristã no Brasil




e demais igrejas abaixo:


6 comentários:

  1. Caro amigo o sr. pode me fornecer o endereço da igreja unida cristã de cocos bahia.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Praça Vigilio Bandeira, frente ao antigo cruzeiro.

      Excluir
    2. Ola KIin, então são estas lembranças que não tenho, "frente ao antigo cruzeiro". Me envie informações sobre este cruzeiro, o que sabe por meio de seus familaires, ficarei grata, meu email: landetrindade@ig.com.br.
      ABRAÇOSSS

      Excluir
  2. fiquei estasiado com a beleza da cidade. sou filho de cocos estou emocionado em velo as foto as ruas os rios e muito lindo estou com saudades estive ai em agosto 2010. moro em goiania go. abracos a todos. jose carlos da familia rocha filho do saudoso lero. itaguary irmao da vanda. saudades.

    ResponderExcluir
  3. Em primeiro lugar quero parabenizar a autora deste blog, que Deus a ilumine e te conceda toda paz e muito sucesso. Me enche de prazer ao olhar essas fotos, pois faz parte de minha origem, de bons costumes morais e religiosos. De onde vieram meus dons musicais e de interpretação. Me lembro até hoje das datas comemorativas, como dia das mães, natal e etc... quando, bem pequeninos, já atuávamos. Moro em Cuiabá, mas Côcos mora em mim... (Sílvio Ribas)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. obrigada Silvio pela sua presença, seja SEGUIDOR aqui do BLOG. Espero que possa me contar histórias da sua infancia para eu melhorar alguns textos, como por exemplo tempo de estudos no ANTIGO e saudoso GRB. FICAREI SUPER GRATA. ABRAÇOSSSS

      Excluir