segunda-feira, 2 de março de 2009

A história de CÔCOS - BAHIA

(esta pagina estará sempre em construção, porque aos poucos estou procurando conhecer e adquirir informações e passar aos leitores a história da nossa amada Côcos - aguardem em breve publicação do livro SOBRE A NOSSA HISORIA A HISTORIA DA CIDADE DE CÔCOS BAHIA) - A CIDADE REVELADA


CÔCOS - BAHIA 

A cidade revelada



vista aérea de Cõcos Bahia - fotografado por Edna Barros



Nossa história, nossa cultura - tema da festa de agosto de 



Não existe em Côcos material para pesquisa, as referências são de textos coletados na internet, e outros publicados sobre a região oeste, e também depoimentos orais de moradores quase centenários que ainda hoje moram em Côcos. Deixo a você leitor um pequeno resumo e algumas fotos da história da nossa cidade.  (Lande 2011)
caso você sabe DE FATOS INTERESSANTES SOBRE O QUE ACONTECEU EM COCOS ou tem fotos antigas, pode enviar para o meu email : landetrindade@ig.com.br

Ficarei muito grata com a sua colaboração e participação neste livro que será lançado em breve.




Côcos - Bahia



"A população baiana surgiu da mistura de três grupos humanos: o índio que já habitava o território milhares de anos antes da chegada dos portugueses, o africano que foi trazido contra a vontade da áfrica e os Portugueses que vieram para colonizar e explorar as novas terras. 



Os traços dos coquenses advém de Portugueses, mas o território de Sesmaria de São Jose de Carinhanha¹, que se estendia do rio do mesmo nome até o Rio das Éguas, conhecido hoje como o Rio Corrente, já era habitado pelos índios, que deixaram traços marcantes da pele, do cabelo liso e preto e da cultura específica das comunidades. 

O município de Côcos foi um dia emancipado nas terras de cerrado encontrado sem cercas e nem porteiras, com terras sem fim, banhadas de nascentes, rios e riachos, muitas veredas e buritis. Nascentes que descem seus mananciais e vão desaguar no rio Itaguari. Suas terras são “gerais”¹, como dizem o sertanejo, que delas tirava alimentação das lavouras nas vazantes, que já teve muitos animais nativos, desaparecidos tanto pela caça predatória quanto pelas queimadas. 



Côcos com sua vasta região foi muito importante para a sobrevivência dos sertanejos, retirantes, exploradores da margem direita do São Francisco, durante a decadência do garimpo do ouro e do diamante, como também da seca.



Os seus ancestrais provieram em épocas não muitos distantes, das cidades de: de Mamona do Ouro, hoje Ibajara, Paramirim, São Sebastião do Rio do Pires, Macaúbas, Rio de Contas, Riacho de Santana, Igaporã, Caetité, Guanambi, etc.
Funcionou também como região de fuga e esconderijo dos índios da margem direita do rio Carinhanha e do Estado de Minas.

A região de Côcos era primitivamente habitada pelos índios caiapós, até 1711, quando o bandeirante Manoel Nunes Viana, em busca das minas de ouro atravessou a Bahia e Minas Gerais


O arraial de Côcos primeiramente pertenceu à Vila de Rio Alegre (atual cidade de Coribe), por um período de aproximadamente 08 anos, depois o arraial de Côcos passou a  pertencer ao município de Carinhanha. Com o passar dos anos, o arraial de Cocos foi se desenvolvendo, passando a categoria de Vila no mês de junho de 1931.

Esta ocupação, deu início mais intensamente no fim do século passado e princípio deste, quando acontecida a chacina de Canudos e durante bastante tempo depois, até 1932, quando houve a crise lá fora, que provocou a retirada de  famílias inteiras em demanda de terras férteis e véios d´àguas para sobreviveram contra a fome e a miséria. A população descendente de um proprietário, que antecede a lei da terra, ou seja, antes de 1854, trata-se de Marcelino da Silva Carneiro, que aparece como responsável daquelas terras nos registro eclesiásticos. A descendência dos povos do sítio dos Desteros, revelou como proprietário Fracisco José de Barros, casado com Lourença Maria das Virgens. Os transportes naquela época eram tropas de burro, o carro de boi e os coxos de barriguda. A fazenda que levou o nome da cidade de Côcos foi iniciada pelo coronel Fernando Lopes e o major Emiliano, a região da Fazenda Côcos era um coqueiral, e alí começou o povoado com uma feira, embaixo do pé de umbú, no local onde é hoje a prefeitura. Posteriormente levantaram ali mesmo um mercadinho. Nesse mesmo tempo, porém, o povo expunha seus produtos também debaixo de um grande pé de tamarindo.

Em volta da paróquia da Igreja Católica, foi formando a feira, alguns comerciantes farmacêuticos, ourives, cartório, com isto o povoado foi crescendo e, em 1958, a cidade foi emancipada, e já contava com uma razoável população ....

Santa Luzia surgiu povoação em 1898....a familia Rodrigues da Trindade foram os primeiros habitantes.

Desterro, Lagoa do Boi, Àgua do Carmo, Sítio do Meio, Quilombo, Tatu, Galheiro, Camaçari, Santo Antônio, Santa Rosa, etc., começaram a produzir cereais, rapadura, porco e gado em grande quantidade. 
Aos sábados, o povo da redondeza acorria à feira com os seus produtos para vendê-los e poder comprar o que os tropeiros traziam dos vapores, como sal, fumo, tecidos, querosene e outros...Assim, o povoado de Côcos satisfazia as necessidades básicas da vida com a articulação econômica. Não existiam professores públicos nem escolas. Havia alguns professores particulares, em Água do Carmo e Santo Antônio, alguns outros particulares ensinavam os filhos dos fazendeiros. Mas a maioria mesmo só estudava quando saía para procurar escolas nas capitais ou em outras cidades como Santa Maria da Vitória entre outras.


Foi elevado à categoria de município com a denominação de Côcos, pela Lei Estadual nº 1025, de 14-08-1958, desmembrado de Carinhanha. 
O distrito quando foi emancipado instalou se também a Primeira Câmara Municipal de Côcos, composta pelos primeiros vereadores, a saber: José Ferreira Viana, Waldemar Lopes Bandeira, Edson Rodrigues de Barros e Sebastião Augusto de Azevedo, que em seguida empossou o primeiro Prefeito Alípio José de Moura”.


O povo de Côcos naquele tempo vivenciou o palco dos últimos barulhos no vale do Médio São Francisco recorda ainda com muita lucidez dos fazendeiros Hermógenes, fazendeiro que Riobaldo e Diadorim do personagem do romance “Grande Sertão Veredas”, de João Guimarães Rosa, procurava para matar a fim de vingar Joca Ramiro. Ele morava no alto do Carinhanha, “pra riba do cajueiro e era tudo matador de gente”, confessa a moradora da comunidade de Canguçu Ana Gonçalves de Castro¹.
fonte: ANAIS do III Encontro Estadual de História: Poder, Cultura e Diversidade – ST 11: Poder, Culturas, história da Bahia; redecerrado; portal dos professores mec.
NOSSOS MEIOS DE TRANSPORTES,

Foram em tropas de animais, carros de bois que nossos primeiros habitantes comercializaram seus produtos e viajavam por muitos dias de Côcos para Santa Maria da Vitoria e Carinhanha, cidades mais proximas que ja tinha outros meios de locomoção, como: barcos, caminhões pau de arara...



Coronéis Coquenses

Em pé:  juiz de paz Jose M. Belcho, Ten. Cel Ramiro Assis Lopes, Cel. Clemente Araujo Castro, Daniel Azevedo, Castor Lauro Abreu
Antonio Sapateiro, 
Sentados:Ten. Cel. José Castor de Abreu, Cel. Fernando Lopes, Cel. Augusto Lopes e Cel. Virgílio Bandeira Chagas

foto: Painéis festa agosto - Resgatando nossa história



Vereadores que lutaram pela emancipação política de  Côcos em 1949 - 




foto: Painéis festa agosto - Resgatando nossa história

Ruas de Côcos em frente da casa do ex prefeito Dionísio Nunes de Moura

foto: Chiquinho Moura



Uma das primeiras praças construída em Côcos:

foto: Maria Helena Viana



Casa da família Bandeira, esta casa ainda é uma relíquia que existe em Côcos, mantem sua originalidade.




" Casa de vô Virgílio.Essa foto me remete a um passado que jamais quero esquecer. Foi nessa casa que a nossa família BANDEIRA começou.Nela,nasceram os 14 filhos de Vô Virgilio.Foi nessa casa que meu pai deu os primeiros passos.Depois,os filhos cresceram e tomaram rumos opostos.Casaram-se e foram morar em várias cidades do país.Somente cinco dos 14 filhos continuaram em COCOS,inclusive o meu pai.Essas 3 portas à esquerda eram da farmácia,onde Vô Virgílio exercia suas práticas médicas.Eu me acho uma neta privilegiada.De tanto eu admirar Vô Virgílio,dois filhos meus herdaram dele o dom da medicina.Meu filho ÉRICO e minha filha LARISSA estão prestes a serem médicos.Parece q estou vendo Vô e Vó sentados nessa calçada e Duouro debruçada nessa janela q está aberta.Parece que estou vendo,também, Vô colocando nessa parede da casa,de fora a fora,várias gaiolas,com os pássaros,para tomarem banho de sol.Outrora,em frente a essa casa,havia inúmeras árvores.Depois,elas foram derrubadas,para darem lugar ao calçamento,ou seja,ao progresso". 
Depoimento no ORKUT de Maria Luiza Bandeira Veríssimo


O Primeiro Mercado Municipal de Côcos



foto: Painés festa de Côcos - Resgatando nossa história

A Rua de Seu Delcides e D. Ana Viana


foto de Maria Helena Viana Santos



algumas tradicionais famílias coquenses:

Cel. Virgilio Bandeira das Chagas






casou-se com Idália Augusta Lopes de Souza em 25 de abril de 1911





Maria Rodrigues da Trindade e Alvino Trindade


    

Olímpio Pereira Falcão - pai de D. Amarante de Melo   Alves






primeira fila em pe: Ulisses L. Melo (seu Ulissinho), Joana Costa, Chico Lopo, Ulisses Costa, Domingos Costa, Juca Falcão, Hermelino, Cirilo Falcão, Francisco L. Costa, Antonio Falcão.
segunda fila; em pe: Joana L. Santos (Zú), Franscisco Falcão, Arnulfo L. Santos
sentados: Lindalva L Pereira, Hermelina L. Costa, elvira L. Santos (Viru) Ana Falcão Pessoa (Santa) e Ursulina L. Falcão (Sula)




Alvino Rodrigues da Trindade ( avô de Dora Trindade)




Mario Barros e seus pais Zè Pedro e Ana Angelica e irmaos Maria e Antonia Barros




Aurinda e Alvino Rodrigues (avós de Hermógenes, Hugo e Henrique Trindade)


Mário Barros e Aurora



Osório Brandão sua esposa Didi, Amarante e Dionisio Moura, batizado do filho Chico Moura








José Borja com Belaniza e Dorcas 




Dionísio Nunes de Moura com Amarante



Eduardo Bandeira e Conceição (foto de Maria Luiza Bandeira Veríssimo)



Família Antonio Moreira Borja




Alvino Trindade com sua  irmã Loiça e seus filhos Aurinda, Alvino, José Rodrigues da Trindade e Antonia Alves da Trindade (pais de Dora Trindade)





Eliscristina e Eliezer Passos


Família Bomfim:  Francolino, Doralina e seus filhos Moisés, Marilande, Moacir e Maroli Bomfim


Doralina Trindade do Bomfim

Casamento de Maria e Teodorinho Lessa

Família de Mario Barros, Lula, Helena Barros, Nilo Coelho 




 Zequinha  Falcão, Mourinha, Mario Barros Alipio Moura e Milton Viana




Meinardo de Moura Brandão com Ivete, Corrinha de Sandulfo , Rosarinha Falcao, Rosa, Rui 


Um antigo bar em Côcos, conhecido como BAR CHAVE DE OURO - pertencia a Orozino Miclos






O GINÁSIO RUI BARBOSA


alunos do Ginásio Rui Barbosa com o professor Lealdino Teodoro dos Santos (in memorian) e D. Zita (in memorian)






Estudantes na porta do Ginásio Rui Barbosa com a professora Djanira





Desfile do Ginásio Rui Babosa anos 60  (foto de Maria Luiza Bandeira Veríssimo)










Detinha Moura





Uniforme dos estudantes de Côcos nos anos 1960

Rui Viana (filho de Patrocínio Viana) 
e Chico Moura (filho de Dionisio Moura)




"Depoimento no ORKUT de Maria Luiza Bandeia Veríssimo - Nesse desfile do Ginásio Rui Barbosa com certeza, eu não estava,mas em outras sim(1970/73). Costumo dizer que a melhor época da minha vida foi quando ocupei uma cadeira nesse educandário humilde, mas querido. Eu me sentia a jovem mais feliz do planeta. Nunca matei uma aula, tampouco perdi um dia sequer, a não ser por força maior. Eu me sentia livre, leve e solta e era dona de mim, mesmo que por algumas horas.Eu ia para o Rui Barbosa exultante,orgulhosa e toda prosa. Não sabia que aqueles anos ditosos marcariam ,indelevelmente, a minha vida. O Ginásio era o recanto mais lindo que havia em Cocos para mim. Sua diretoria era formada por D; Zita e seu eterno e paciente Secretário Carmozino com suas letras impecáveis em nosso diplomas. Por essa e muitas razões, eu nunca esqueci o Rui Barbosa. Lembro-me de todos os meus colegas e sou capaz de expressar o nome de cada um .Quem encabeçava a lista do diário de chamada era Alvino,filho de Nair. Nossa turma era muito divertida e os professores consagrados da época eram: Dona Zita (saudosa), Lete, Dona Deja, Quinca Moura (saudoso), Iolanda, Etelice, Ivone. Um tempo de glória que infelizmente não volta mais. Mas seu perfume doce inebria, até hoje, meu corpo e minha alma. Rui Barbosa de grêmios (hoje chamados de teatros), inesquecíveis".

O HINO DO GINÁSIO RUI BARBOSA
Letra de Lealdino Teodoro dos Santos (in memorian), Joaquim Ferreira de Moura (Quinca Moura (in memorian)

Terra Feliz grandiosa
Sublime Terra de Rui Barbosa
Seus filhos Brasil ...
a maior gloria da nossa história
nos trazemos estas flores, encantadoras
cheias de brilho
para o maior dos seus filhos
saudar a gloria e a vitoria
salve ó Bahia gloriosa
salve oh Terra de Rui Barbosa
nós ainda pequeninos entoamos nossos hinos
à Pátria venturosa
a ti sublime ó Rui Barbosa
O seu nome só exprime uma Terra tão formosa...

Por gentileza, quem souber toda a letra, por favor me enviar, ficarei super grata (landetrindade@ig.com.br)

Aconteceu em Côcos

É importante relatar que nos anos 60, quando da Construção de Brasília, a expedição que seguiu de Salvador para participarem da Inauguração de Brasília teve seu trajeto terrestre da marcha pela cidade de Côcos, sendo recepcionada  na época pelo então primeiro Prefeito  Alípio Nunes de Moura (matéria completa no livro a ser lançado)







A Chegada do Destacamento ao Marco da Trijunção Minas Gerais, Bahia e Goiás em que posou para a foto,  o comandante do Destacamento Capitão Lauro Amorim e ao seu lado o médico do Destacamento.





primeiros farmaceuticos





Primeiros transportes




Primeiros Prefeitos




Primeiros Câmara Municipal de Côcos
José Ferreira Viana, Rosalvo Lacerda Lopes, Antonio Rodrigues da Silva, Urias Viana, Waldemar Lopes Bandeira, Joaquim da Silva Costa, Liberato Marques Cardoso, Francisco José de Macedo e José Domingos do Amaral, que empossaram o Prefeito









A POLÍTICA DE COCOS


"No inicio dos anos 60, ganhava força no País diversos movimentos sociais e correntes de pensamentos não conservadoras. Foi quando instauraram uma ditadura militar no Brasil, cujas conseqüências  sofremos até hoje; a criação de uma máfia política, que resiste ao tempo. 


No Planalto Central, Brasília atraía uma rede de novas estradas. A integração do território se fazia interligando ao redor da capital todas as regiões do país. Mas, se Brasília era o pólo geográfico que dava sentido à interiorização, São Paulo era o pólo econômico em torno do qual se organizava a nova indústria". 



 Alípio Moura foi eleito o primeiro prefeito de Côcos emancipando nossa cidade
(em construção....)


Com a posse Prefeito Alípio Nunes de Moura, da primeira Câmara de Vereadores), imaginemos o orgulho e alegria de todos, naquela época, então, aliados a uma expectativa imensa: somos independentes nossos destinos serão decididos aqui mesmo, como vai ser, qual será o futuro da nossa cidade, do nosso Município?

E  com certeza esta emancipação teve seus discursos, as músicas de época…dizem que a festa durou 5 dias de muitos foguetes...

Na realidade, sabemos quase nada, se houve por exemplo uma cerimônia religiosa, porque não temos documentário escrito mas acreditamos que por ser tradicional tenha vindo um Padre de Bom Jesus da Lapa ou Carinhanha celebrar uma missa solene.

Fotos da família de Sr. Alípio



As famílias coquenses juntamente com a família do Sr. Prefeito Alipio Moura, portavam elegância para aqueles tempos. Os rapazes vestidos a paletó, as mulheres, (saiam de casa?) vieram autoridades vizinhas?



Com certeza os foguetes estouraram neste dia, com certeza naquele tempo deve ter acontecido uma linda alvorada acordando a todos os habitantes daquele dia em que Côcos se tornava independente.

Hoje 54 anos depois, ainda residem em Cõcos Coraci Ferreira de Moura, Darci Moura,  descendentes do nosso primeiro prefeito uma das primeiras autoridades constituídas.
Destaca se que neste ano de 2012   a esposa do atual Prefeito Alexnaldo Moreira, é neta do primeiro prefeito de Côcos  

Nossos primeiros Prefeitos





em construção
em seguida Arnulfo ...
Dionísio....
Chico Macedo
Dió Barros
Dionisio....

A primeira Câmara Lesgilativa de Côcos






Os vereadores eleitos nos anos 70

Vereadores de Côcos dos anos 70. Da esquerda para a direita: Antônio Rodrigues, João Gomes, Sebastião Preto, Renaulth, Vanderlino(Vande), Edevaldo Lopes(Deca de Rosalvo). Os agachados são os candidatos a prefeito Arnulfo Lacerda Santos à direita e o candidato a vice prefeito Arnaldo Barbosa à esquerda.



Á partir dos anos 70, a política  passou a ter um marco muito relevante em Côcos, as chapas eram encabeçadas por dois grandes partidos políticos: o  Curió e Amarelo, dois partidos políticos que lideravam a candidatura uma chapara era: Mário Barros e Dió Barros e a outra chapa Dionísio e Chico Macedo. Uma política forte, marcante pelos comícios e 





A Politia de Dionísio Moura e Tião Costa






Prefeito Joao Carneiro e Dalva

Neila Moreira Borja discursando na posse do Prefeito João Carneiro



Ex prefeito Joao Carneiro e sua esposa D. Dalva



e tem muito mais, em breve....para vocês!

querido leitor, se voce tiver fotos antigas, por favor disponibilize-me ficarei super grata, as de binóculos providencio revelação, as de papel, escaneio e devolvo todas. contato no me email; landetrindade@ig.com.br






A velha gameleira na beira do rio de Côcos




DESFILES nos anos 70/80














Cocos sempre foi uma cidade festiva, nos anos 70 a mocidade já curtia carnavais, acontecia num salão que existia ao lado do Ginásio Rui Barbosa, aqui foto com Lorim e Didi (do correio) num momento de muita alegria curtindo a festa carnavalesca coquense

(Foto cedida por Maria Oliveira Brito)




32 comentários:

  1. Muito bom o blog ate chorrei em a cidade que nasci e amo,to no mato grosso continue sempre postando noticias dessa cidade maravilhosa, como me senti em casa em teu blog...do fundo do meu coração obrigada por me proporcionar uma felicidade imensa,como sinto agora

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. espero que tenha visitado mais vezes o blog, sempre deixe presença registrando um comentário so assim saberei que estão visitando. abraçossss

      Excluir
  2. Meu pai nasceu em Côcos... Nunca tive oportunidade de conhecer. Gostaria de conhecer os parentes do meu pai, já que ele saiu cedo daí... na verdade há muito tempo.... Se alguém conhece famílias com o sobrenome Ferreira do Nascimento (Josué, Joana, Jesuíno, Isabel) são meus tios... filhos de Etelvino Ferreira do Nascimento e Altina Maria de Jesus... Favor entrar em contato pelo e-mail dhinei@yahoo.com. br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Claudinei tbem nao moro atualmente em Cõcos, mas meus familiares, pais e avós ainda moram la, o nome do seus avós e muito conhecido, espero que apareça em cocos para conhecer seus familiares, com certeza são pessoas que irão te abraçar com muito carinho, apareça la em agosto, é uma epoca de muita festa pela cidade, voce vai amar. Visite as fotos e veja as fotos de agosto - aniversario de Cõcos. abraçosss

      Excluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. Essa cidade que eu vivo desde quando eu nasci,
    minha mãe e Maria José é o meu pai João Modesto,
    eu tenho dois irmãos Kayque e Kauã, É meu nome é Athos, olhe leia e mande o teu recado também farsa o teu recado é mande é fácil[...]
    Meu nome é Athos Tenho 13 anos e moro em cocos e-mail athos.cardoso@hotmail.com e do msn atc02@hotmail.com espero a sua mensagem até........

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. athos meu lindo brigada pela sua presença volte mais vezes e participe deixando seu comentário. obrigada por pedir para que os leitores tbem deixem recado, só assim saberei que visitam o blog, apensar de saber que jã são mais de 32.0000 (mil) pessoas que visualisou em apenas 3 anos de publicação... abraçosss

      Excluir
  5. alguem sabe de 1 pessoa que mora em Cocos, numa fazenda que nao sei o nome e se chama DAVINA FERREIRA, esposa de Sr. Raul?

    ResponderExcluir
  6. Oi meu nome é Aelliton eu tambem sou filho dessa terra cheia de beleza e historias ainda não conhecida, fiquei feliz em encontra um site que fale e mostre a cidade onde naci ta de parabens continui a divulgar.

    ResponderExcluir
  7. Obrigada Ally pela sua presença, volte sempre o blog estará sempre atualizando.Visite também o blog rioitaguari.blogspot, vc vai amar, registre la sua presença, é muito gratificante encontrar um comentário nas postagens.

    ResponderExcluir
  8. jose pereira segundo PDF Imprimir E-mail
    Escrito por Anjo 10
    Qua, 23 de Maio de 2007 14:19
    Nome do Desaparecido: manoel lorenso dos santos

    Sexo: Masculino

    Nome do Pai: francisco polodorio

    Nome da Mae: antonia

    Grau de parentesco: pai da minha mae nunca visto por ela. marido da minha avo :maria pereira da crus;sendo que eles nao foram casado ja faz 65 anos que ele nao e visto quero muito encontra com vida pois minha avo ainda e viva com 97de idade

    Detalhes do Desaparecimento(histórco): meu avo quando foi visto pela ultima vez morava cocos municipio de angical baia junto com seus irmao 3hom antonio,joaquin,e feliper 2 mulher aninha e marica ; o manoel tem um tio que foi marido da minha avo chama candido lorenso dos santos
    obrigado meu e-mail e jsegundopv@hotmail.com

    ResponderExcluir
  9. eu nacir em cocos hoje moro em são paulo capital
    mas amo de paixão essa terra e amarei pra sempre

    ResponderExcluir
  10. Bom dia Marilande, Estava pesquisando sobre esta cidade e encontrei seu blog "muito legal".

    Sou João Paulo e estou a procura de um avô ao qual meu pai não o conhece.

    Mas por informações de minha avó ele e dessa cidade, Mas minha avó o conheceu em Formosa.

    O nome dele é Clarindo Correia Pires, idade provável de 75 a 85 anos, cor provável moreno.
    Minha avó se chama Adelina Lopes e mora em Goiânia GO.

    Quem sabe ele ainda mora aí ou tem familiares?

    Se você mora ou tem conhecidos que podem me ajudar ficarei muito agradecido de coração.

    Abraços. Meu e-mail: proj-tech@hotmail.com

    ResponderExcluir
  11. Olá Joao Paulo, boa noite, so hoje vi este comentário, estive ausente do BLOG alguns meses, mas olha realmente nao conheço ninguem em Cõcos com sobrenome Pires, mas vou buscar informações e assim que tiver alguma coisa informo pelo seu email, obrigada pela presença

    ResponderExcluir
  12. Fiquei emocionado ao ver as fotos do meu avô Vírgilio Bandeira e da minha avó Idária. Quanta saudade, apesar de ser muito pequeno quando eles faleceram. Parabéns pela iniciativa de divulgar a história de Cocos e das pessoas dessa cidade.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Abdel pela participação é mais gratificante ainda quando encontro comentários aqui, rsss. E caso sua familia tenha fotos antigas, envie por meu email landetrindade@ig.com.br, ficarei super grata. Em breve estarei lançando um livro completo sobre toda a historia da nossa cidade com muitas fotos inéditas. abraços

      Excluir
  13. Lande...imagino como ficam os conterrâneos ao deparar com tantas fotos lindas, depoimentos dos filhos de Cocos pq eu , que sou filha adotiva, rsrs, estou encantada e emocionada.
    Parabéns!
    Maria Oliveira

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. obrigada amiga, é muito bom encontrar aqui suas amáveis palavras. volte mais vezes, xeiros

      Excluir
  14. Parabéns pelo seu Blog! Também sou filho dessa terra maravilhosa que amo de coração. Faz um tempinho que eu sai de Côcos para morar em Brasília, más parece que foi ontem que eu estava ai, sem me preocupar com nada, só queria saber de curtir kkkkkkk. Mostrei esse blog para meu tio, e ele ficou muito emocionado ao ver tantas fotos de pessoas conhecidas da época dele. Mais uma vez lhe parabenizo pelo seu Blog! Sucesso pra vc, abraços. Meu nome é Danilo Flávio Macêdo Rodrigues, filho de Domingos Rodrigues dos Santos o grande amigo (Êga).

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Danilo pela presença, me deixa super feliz quando leio publicações de pessoas de Côcos que vivem sua historia nestas páginas. Grande Êga frequentamos muitos anos juntos a UMP-Mocidade da Igreja Presbiteriana de Cõcos, grande amigo. abraços nele por mim.Abraços a você, volte mais vezes o BLOG estará sempre atualizando ok.

      Excluir
  15. É LaNDE, ATÉ EU que não vivi esse passado tão distante, sinto um misto de ternura e saudade de filha adotiva, filha de coração.. pois foram bons anos que vivi nessa cidade, ao lado de Lourim, seu Artur e Dª Ernestina, minha segunda família, ao lado de GRANDES amigos e famílias que nem ouso citá-los aqui pois todos estão mto fortes em meu coração...amo tudo isto aqui, vc sabe;;; gde abraço, continue enchendo os olhos, desses coquenses e curiosos, pois tá valendo OUro, brilhante,(rsrs) esse seu maravilhoso blog...gde abraço

    ResponderExcluir
  16. Hoje, minha mãe tinha uma revisão médica, aproveitei e passei na cs de Isabel David, lá pertinho. Almoçamos e passamos a tarde toda, relembrando de mta coisa, DE que?????? DE COCOS... foi qdo ela falou do seu FB, desse blog..e que está encantada com sua iniciativa de publicar tantas fotos lindas e saudosaS E FEZ GRANDES ELOGIOS. E falou muuuito das fotos..NOssa, Lande, ela tá adorando...Abraços, amiga (a filha adotiva de Cocos, sempre repito ISSO KKKKK)..

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi amiga vc sempre presente nos comentários, na minha vida, em tudo. voce é muito especial. Fico feliz de saber que esta iniciativa de escrever o BLOG DE COCOS já deu 40.000 visitas, pensa que gratificação. È bom demais saber que pessoas buscam localizar informações de nossa Cocos na internet. Que Isabel visite mais vezes e seja minha SEGUIDORA AQUI, ficarei super grata, sinto falta de nao ter tantos SEGUIDORES. obrigada pelos elogios de vocês. abraços

      Excluir
  17. po favor precisso de uma informaçao sua tenho um sobrinho que foi atotado em cocos com sobrenome olinpio da silva junio se voce tem conhecimento dessa familia Responde O meu comentario. o nome do pai e´geraldo olinpio e ele tem vontade de conhecer sua familia verdadeira.

    ResponderExcluir
  18. Olá Marilande. Em primeiro lugar gostaria de dizer que o seu blog é muito bom. Escrevi um comentário... ja faz um tempo ... e recebi um retorno de sua parte. Agradeço por isso. Ainda não consegui encontrar ninguém que conheça meus parentes nessa região, se por acaso alguém puder ajudar. Meu pai nasceu em Côcos... Nunca tive oportunidade de conhecer. Gostaria de conhecer os parentes do meu pai, já que ele saiu cedo daí... na verdade há muito tempo.... Se alguém conhece famílias com o sobrenome Ferreira do Nascimento (Josué, Joana, Jesuíno, Isabel) são meus tios... filhos de Etelvino Ferreira do Nascimento e Altina Maria de Jesus... Favor entrar em contato pelo e-mail dhinei@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Dilnei obrigada mais uma vez pela presença aqui. seja SEGUIDOR do meu BLOG. Procurei sim localizar seus familiares, ma acho que falatava mais informações, acho que com estas informações mas detalhadas vai ser mais fácil localizar seus parentes. Nesta proxima viagem vou dar prioridade a estas informações, aguarde em breve uma resposta se consegui ajudar na sua procura. abraços

      Excluir
  19. Olá amigo
    Você tem como me informar sobre como conseguir informações sobre casamentos e nascimentos anteriores a 1950 em Cocos/BA?
    Procuro informações sobre a família Araujo.
    Minha avó/avô(miguel josé de araujo e joana maria de souza) se casaram em Cocos/BA e vieram para Goiás. Se tiver alguma informação e puder compartilhar, ficaria agradecido.
    kleibe@gmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola Kleibe, primeiramente obrigada pela participação. Olha moro em Brasilia atualmente, mas sempre vou a Côcos, na proxima viagem, acredito que agora em outubro/2013, vou procurar informação sobre estes registros e enviarei um email para você ok. Também vou ver com meus avós se sabem alguma coisa sobre estas famílias. você sabe pelo menos se eles moravam na roça e o nome da região/fazenda? aguardo mais informações. seja SEGUIDOR do MEU BLOG, ficarei super grata

      Excluir
  20. Parabens pelo Blog. Meu avo SALVADOR DE BARROS nasceu em Cocos em 06-08-1892. Era Filho de Zeferino Alves de Barros e Ana Francisca Alves de Barros. Tinha 2 irmaos, AGENOR e AGEMIRO De Barros. Eu gostaria muito de saber mais sobre os Barros em Cocos. Meus bisavos sairam de Cocos a cavalo (nao sei a data) e foram para MG - Conquista. Em 1947 meu avo foi prefeito de Conquista-MG, e tambem era farmaceutico. Se alguem tiver alguma informacao sobre os Barros, eu ficaria muito grata. Email: bkary@live.ca

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola bkary, boa trde. obrigada pela presença em meu blog. Volte mais vezes, seja SEGUIDOR. Olha minha avó materna também tem sobrenome ALVES DE BARROS, vou ver com ela sobre seus familiares e envio um email,. mas acho que este email seu está incompleto, confira e confirme ok! abraços

      Excluir
  21. Marilande, muito legal seu trabalho!! O Blog, a história, o livro. Mostrei algumas fotos para minha mãe, Floraci filha de Rufino da antiga fazenda Tatu, e perguntei a ela se conhecia alguém. Ela se emocionou, pois "se achou" em duas fotos. Sempre tive curiosidade em saber a história das cidades dos meu pais Côcos e Carinhanha. Crescemos, eu e minha irmã, ouvindo as histórias da minha mãe e do meu avô Rufino. Muito bacana reconstruir a nossa história e nossa cultura e nossos sentimentos!!! Ahhhhh acho até que somos meio parentes!!..rs Abraços!!! E que venha logo o livro!!!

    ResponderExcluir
  22. Boa tarde Nagila, fico super feliz quando visita e registra um comentário, porque assim registra a presença. Gostaria de saber sobre o Tatu, por incrível que apreça ontem meu marido Valmir (de Celson e Antonia do Itaguari) sua mae deve ter conhecido ele e irmão de Reini, gostari que você me relatasse "as histoirias" de seu avô Rufino, tudo que lembrar em importante, escrevo um livro sobre a historia da cidade, os apanhados são depoimentos verbais, porque por ali nao temos NADA escrito, queria saber se em fotos antigas, daquelas de papel preto e branco tudo serve, porque resgata a nossa historia. O livro ta quentinho acredito que ate o dfim do ano esteja publicado. temos que manter contato para eu te encaminahar um volume, ou volumes para os familiares, rssss; meu email e landetrindade@ig.com.br. Tenho tbem o blog do RIO ITAGUARI, va la fazer uma visita. Volte mais vezes estamos sempre atualizando. abraçossss

    ResponderExcluir