sábado, 15 de fevereiro de 2014

FOLIA DE REIS em COCOS BAHIA 2014

Conheça também o BLOG do RIO ITAGUARI, sua historia, sua gente...
pode acessar...estou ciente...a casa é sua

http://rioitaguaricocosbahia.blogspot.com.br/


rioitaguaricocosbahia.blogspot.com


AS LAPINHAS DE NATAL

Esta foto foi tirada acredito que no ano de 1970 numa lapinha na casa de D. Saturnina - conhecida como D. Satu, que morava na rua do "mataburro"


O ano começa com a tradicional folia de REIS que anima a cidade e os foliões reiseiros saem levando alegria aos lares que ainda nao perderam o costumes de fazer em suas casas "lapinhas".
As lapinhas são presépios que representam a historia do nascimento de Cristo.
Em Côcos desde muitos anos as lapinhas  são enfeitadas com pedras, papéis coloridos, pequenas imagens de animais, brinquedos e antigamente quando tudo era mais dificil ainda,  ali era colocado tudo que se dispusesse em casa e que  servisse para enfeitar a sua homenagem ao Menino Deus. As mulheres que faziam lapinhas desde nossos antepassados, como Tia Satu da rua do Mata burro (foto acima) (in memorian) D.  Feliciana  e muitos lares coquenses não se contentavam apenas com a montagem da gruta de pedra abrigando a família de Nazaré, cercada pelos imagem de reis magos procurava fazer a decoração com o que tinha mesmo de melhor e era  imaginado pela dona da lapinha. 
Ali o importante era levar aos visitantes a história do nascimento de Cristo,  acredito que porque na cidade de interior nao existiam atrações especiais em dezembro como grandes arvores de natal,  aquela era a forma de várias pessoas percorrem as casas no mês de dezembro e ir fotografar seus filhos admirando as lapinhas.
Nos dias atuais, a folia de reis conhecido como Foliões do Olho D'agua em Côcos foi regularizada por meio  de projeto elaborado por Gilson Montalvão e contemplado pela Secretaria de Cultura da Bahia.

Com este projeto as lapinhas participaram pela primeira vez do "primeiro  concursos de lapinhas", com  premiações, os foliões visitam estas lapinhas e esta é  uma forma das pessoas manterem a tradição cultural da cidade.


Foliões com destino as lapinhas





A primeira visita a D. Feliciana de Souza Reis, parteira, rezadeira, madrinha dos reiseiros, uma mulher de muita fé



 Aqui nosso fotógrafo Nonato Lopes coma familia vencedora do concurso com a lapinha mais bem decorada Seu Francisco A. Mendonça e sua esposa D. Francelina.





Lapinha do Zezinho ficou em terceiro lugar, na decoração uma junção do moderno que visita a tradição



E as festas tradicionais ganham espaço nas ruas com a apresentação dos caretas que correm pelas ruas da cidade, dançando, pedindo algum dinheiro, ameaçando bater, e eles usam mesmo chicotes, rssss, e assustam as  crianças mantendo a simbologia tradicional da cultura local. (caretas de 2014) foto de 


E a alegrai do mes de janeiro Coquense nao para por ai, dia 10 de janeiro começa a abertura da tradicional Festa de São Sebastião, a cidade mais uma vez para em Festa para homenagear com novenas e leilões  o padroeiro da cidade. 




As noites são animadas com muitos leilões, doados pelos coquenses católicos, que se ajuntam no salão de festas ao lado da Igreja e se animam tem apresentação de música ao vivo, dando oportunidade a cantores da cidade e os visitantes vão arrematando leilões, uma forma de ajudar nos trabalhos da Igreja.




E estas festividades terminam no dia 20 de janeiro com uma cavalgada pela cidade, levando o Mastro para a casa do proximo Padroeiro que organizará a festa do ano seguinte. 

aguarde fotos...


e o leilão de gados doados pela comunidade.