quarta-feira, 31 de agosto de 2011

CÔCOS 52 ANOS - 2010 - CÔCOS, CONTANDO A SUA HISTÓRIA


Côcos - 52º aniversário - 


tema da festa: Côcos contando sua história












...
a festa dos 52 anos de côcos foi marcado por uma decoração maravilhosa, enfeitando o "espaço cultural" ao lado do Banco do Brasil com uma viagem aos tempos antigos, que encantou a todos que compareceram.
Lá estva fogão de lenha (feito de barro), a torradeira de café, panelas de ferro...








uma casa de roça,a coberta de palha, retratando os tempos passados, de muitas pessoas que hoje são moradores de Côcos, e tiveram este modelo de lar,






A decoração contava também com os móveis que faziam parte da decoração destas casas modestas, como prateleiras, girau (como era chamada uma mesa para colar as coisas), utensílio de esmalte - (pratos, canecas, chaleiras, bule), peneiras, gamelas, moinho para moer café que era "torradinho na hora", potes, malas, entre outras coisinhas, que nos fazem sentir saudades daquela vida simples, mas se riqueza incondicional daquela época.




e tonha (minha avó) demonstrou para suas netas como se fazia linhas para costurar as roupas naqueles tempos...ai na velha roda de fiar...lembranças saudosas de um tempo distante, mas vivo na memória de pessoas como meus e seus avós, que estiveram la para prestigiar tão rica decoração.


(na foto Tonha, minha avó forrozeira de muitos casórios)
Não podia também faltar a velha sanfona que tanto encantou as festas e casamentos de época, onde os sanfoneiros muitas das vezes era um casal "marido e mulher" que se revezavam no toque da sanfona e na dança...claro (para aqueles maridos menos ciumentos) porque os ciumentos não deixavam suas mulheres dançar quando eles iam tocar. Mas eles podiam dançar...rssss (assim conta minha avó). 


E lá estava também aquele ferro de passar roupa na brasa (misericórdia) imaginem o sofrimento para passar aquelas roupas quase todas de algodão que eram "engomadas"....
eternas lembranças que deixou a decoração da festa mais que encantadora...de muitas saudades para muitos coquenses que deixaram suas fazendas e precisaram vir para a cidade.





Míriam (minha irmã) agarrou logo a velha mala (apesar de pequena para sua bagagem...rsss) afinal de contas o que ela mais gosta de fazer é "pegar estrada".








Parabéns organizadores, vcs mereceram serem apalaudidos pelos visitantes e tantos coquenses que viram nesta decoração seu passado bem presente...

A festa contou ainda com show musicais de grande qualidade, e ainda com o bloco Côco loko , que arrastou os coquenses pelas ruas da cidade, aquecendo para a festa que dava continuidade noite adentro.
Outros  shows ficarama por conta das bandas: Banda Tribal, da cantora gaúcha Fernanda Garcya Batukerê, Foró Xinelado, e demais. No Bloco Cocoloko, único bloco a se apresentar, teve como atração o Falcão, Ex-Banda Guig Gueto e Banda Via Cicular. Os festejos acontecerem nos dias 13, 14 e 15 de Agosto de 2010..











terça-feira, 30 de agosto de 2011

CÔCOS BAHIA - CIDADE ATUAL 2009 a 2012


Vista aerea  de Côcos-Ba




Sobre Côcos:

População aproximada em 2010: 18.153 habitantes
Homens: 8.695
Mulheres: 8.699
Área Total: 10.148,089 km²
Dens. Demográfica: 1,72 hab/km²
Altitude: 559 m
Gentílico: Coquense
Bioma: cerrado
DDD: (77)
CEP: 47680-000

fonte: site IBGE-cidades  


Domícilios ocupados em Cocos: 4.850
Crescimento populacional em Cocos na última década: 3,24%
População masculina em Cocos: 9.316 (
Quantidade de homens em Cocos)
População feminina em Cocos: 8.866 (Quantidade de mulheres em Cocos)
Em Cocos existem 0.95 mulheres para cada homem
Em Cocos existem 1.05 homens para cada mulher
População urbana em Cocos é de: 8.572 e representa 47,1% da população de Cocos
População rural em Cocos é de: 9.610 e representa 52,9% da população de Cocos
Em Cocos 51,2% são homens
Em Cocos 48,8% são mulheres

Em Cocos existem mais homens do que mulheres




As  cidades de interior são repletas de histórias. Muitas delas guardam experiências de vida que marcam as pessoas e o lugar onde vivem . Côcos não é diferente. Em cada lugar, em cada passeio, cada morador quase centenário que você senta para um bate papo, você aprende e acumula uma bagagem rica sobre os nossos antepassados.

Os valores culturais da região, é pouco explorado, não sei se por falta de investimento na Cultura, não sei...ainda..., mas vejo que os poucos trabalhos divulgados são de uma grande riqueza.

Toda cidade tem seus valores históricos, sociais e culturais, o que precisamos e resgatá-los e fazê-los presentes nos acontecimentos que marcam presença turística da nossa cidade, como a festa do aniversário de Côcos, a tradicional festa de São Sebastião da Igreja Católica, o período das ferias de um modo geral.
Côcos é uma cidade reconhecida por ter valor econômico sua economia local é um traço marcante, e de certa forma define a atividade profissional dos moradores.
São Funcionários Públicos, comerciários, profissionais liberais, agricultores, etc.


Mesmo que nossos jovens coquenses buscam nas grandes Metrópoles oportunidades melhores de estudos, trabalho, muitos deles retornam, depois que se qualificam e investem no comércio local, como dentistas, médicos, fisioterapeutas, etc.

Com este retorno, Côcos tem tido crescimento, e isto é muito importante porque é grande o mercado de consumidores em busca de tratamentos, principalmente no interior, que  a faixa populacional da terceira idade, tem sido muito elevada nos ultimos anos.

Temos ainda os consumidores de um modo geral, muitos deles, jovens, que valorizam novidades do mercado consumidor, estes, passaram a ser mais exigentes, e mesmo numa cidade tão distante de Salvador, a mais distante, procurou atender esta demanda e o comercio tem investido em sofisticação, e trazido para a população local itens de alimentos que só se encontravam nas grandes capitais.
O comercio hoje atende com cartões de créditos, outra grande conquista para os moradores e visitantes coquenses

 Todo este crescimento, gera oportunidade de novos empregos.

O comércio, que antes se concentrava principalmente na praça do mercado, hoje se espalha por todas as direções. Em um intervalo de dez anos, muita coisa mudou, em Côcos. 

As ruas de Côcos nos anos 2009/2012
Administração do Prefeito Alexnaldo Moreira



Construíram-se prédios, muitos prédios











atual comércio na Praça do Mercado 







O trafego de veículos aumentou tanto que foi preciso o DETRAN sinalizar as ruas


“Em Agosto,de 2010, a cidade de Côcos foi beneficiada com o projeto de sinalização de trânsito urbano pelo Detran-Ba. Conforme projeto quase todas as ruas da cidade receberam placas de sinalização de trânsito, onde os motoristas, condutores e pedestres estarão se educando as normas e realidades do trânsito. Côcos teve o privilégio de receber este projeto, pois na Bahia, esta sinalização só existe em cidades grandes e em algumas acima de 50.000 habitantes. Portanto Côcos está sendo a menor cidade a ter sinalização de trânsito urbano. Algumas informações que chegaram até nós, apontam ainda que será implantado dois semáforos na cidade, um possivelmente no cruzamento da Praça da Juventude e outro ainda desconhecendo a sua localização. A partir deste projeto, a população deve-se educar ao conduzirem seus veículos pela cidade, sendo orientado pelas placas, onde serão informados o que pode e o que não pode proceder ao trafegar pela cidade. Parabéns Côcos, por mais uma conquista.” DA RADIO COCOS FM 104,9.
Para o diretor geral do DETRAN-BA, Adriano Romariz, o esforço concentrado do DETRAN-BA em organizar o trânsito no interior é uma das prioridades deste ano. “Vamos permitir que cada município ofereça melhores condições de segurança para quem circula nas vias. Um trânsito organizado significa mais tranqüilidade e satisfação pra quem vive e visita a cidade”, destacou.















O crescimento trouxe benefícios aos moradores, porque o comercio tem emprego para os jovens que não em condições de saírem da cidade, tem mais transporte público para as Comunidades e para os estudantes que moram nas fazendas. 

Mas também vieram outras dificuldades: " O problema com as drogas é sério, e falta saneamento pela cidade, a água ainda continua sem tratamento, um descaso total com a população que almeja este benefício desde a Emancipação de Côcos.

Sabemos que as finanças de Côcos são suficientes para uma boa gestão. Mas existem muitas lacunas que precisam ser recuperadas, para a cidade chegar o mais rápido possível a realidade social com amplo desenvolvimento que todos esperam.



 Cocos construiu a sede do Fórum







 Mas ainda mantem casas tradicionais, feitas no tijolo a vista


outras no estilo casinhas do interior, muito especial


E os casarões da Família Bandeira ainda continuam de pé, que deveriam ser tombado como patrimônio da cidade, e ser transformado numa biblioteca  e um Museo da cidade.





As ruas de Côcos são arborizadas, muito arborizadas.



Saída da cidade para Brasília - sentido Correntina, Santa Maria da Vitória




O Posto Joelma, que está no centro de Côcos há quase 50 anos, que pertenceu ao Sr. Jose Gonzaga, hoje é de seu filho Joel Gonzaga, ese encontra no mesmo lugar

A Rodoviária de Côcos






A construção do estádio de Côcos saiu a todo vapor e já foi Inaugurado, homenageando o nosso querido esportista Adão Pereira Lopes - uma belíssima homenagem mais que merecida, "Seu Adão", como todos conhecem em Côcos, foi quem mais incentivou e levou os adolescentes e muitas crianças a praticarem o esporte em Côcos. Futebol, principalmente, era seu esporte preferido."noticias de Côcos" da rádio Côcos FM.



O Prefeito Alexnaldo Moreira, organizou uma grande festa de Inauguração do Estádio, com partida de futebol e contou com a presença de Shows artísticos da cidade, com a presença do forrozeiro 







Côcos tem mais um posto de combustível
No dia 10 de Dezembro de 2011, foi inaugurado mais um Posto de Combustivel em Côcos. O Auto Posto JR II fica na BR 135, saída para Coribe com excelente estacionamento para caminhoneiros e viajantes que trafegam pela nossa região sentido a MG, ou vice versa, além de atender com várias operadoras de cartão de crédito.




AGÊNCIA DO BRADESCO EM CÔCOS

"Foi inaugurada no dia 18/10/2011, a mais nova Agência Bancária da cidade de Côcos, a agência do Bradesco, que está situada na Rua Rui Barbosa, na esquina com a Rua Juraçy Magalhães, e tem como referência a proximidade com o Varejão Quincas Moura. 
A nova agência será mais uma opção para os clientes que utilizam dos serviços bancários, que antes só tinham o Banco do Brasil, Posto da Caixa Econômica Federal, além dos serviços de correspondente bancário do Bradesco via Correio. Agora contarão com mais uma opção através do atendimento e do dinamismo do Sr. Paulo, Gerente desta Agência de Côcos.

A Abertura desta Agencia corresponde a demanda de uma nova clientela e também, acompanha o crescimento do comércio local, e com a alavancada sucessiva, com abertura de empresas que acontecem constantemente nesta cidade".
or: Ari Alves em 18/10/11, da Radio Cocos FM



A FEIRA DE COCOS - BAHIA

A feira de Côcos continua acontecendo todos os sábados, é uma grande tradição que atravessa toda a história desde os primeiros habitantes que chegaram em Côcos.

A feira de Côcos afoi reorganizada na atual gestão de 20009/2012, pelo atual Prefeito Alexnaldo Moreira.
A feira de Côcos é um lugar onde os coquenses e visitantes que estão mundo afora visitam Côcos nas férias ou festas da cidade, reencontram as famílias que moram nas fazendas trazendo seus produtos muitos totalmente naturais como rapadura, algumas verduras, tempeiros, azeites, batidas de engenho, doces, requeijão, tapioca, farinha, etc.
como também redes, e artesanatos feito pelos coquenses.
abaixo fotos de algumas transformações realizadas na  feira e finalmente a feira depois de sua ultima reforma:

 a feira em 2010/2011








Peneiras




Redes vassouras



Esteiras,  mel de abelha e outros (todos de artesanato coquense)



a feira na gestão 2012 - inaugurada pelo atual prefeito Alexnaldo Moreira


 A feira foi cercada, construído caixotes proprios para as verduras


vista atual da feira





A cidade tambem conta com uma Universidade....(em construção)


OS DESCASOS COM A POPULAÇÃO DE COCOS


"Lixo e entulho utilizados pela atual administração de Cocos para entupir "grota" na entrada da cidade. Mesmo sabendo que a próxima chuva levaria todo o lixo e entulho direto para o "Rio de Cocos" a administração insiste em depositar lixo na entrada da cidade e no rio. Pois despejar caçambas de lixo nessa grota é o mesmo que depositar o lixo direto no leito do rio. É muito ruim ver isso tudo sem poder fazer nada".  (depoimento facebook Jefé Leao)





Esgoto deságua no Rio de Côcos




Buracos pelas ruas e estradas do Itaguari, onde se encontram muitas placas que caíram dos veículos

(Fotos de Jefe Leão Facebook)

Côcos também faz história com seus filhos, Brasil afora


                        (Dom Walmor, de chapéu rosa)

BIOGRAFIA DE D. WALMOR OLIVEIRA DE AZEVEDO


O arcebispo metropolitano de Belo Horizonte, dom Walmor Oliveira de Azevedo, é doutor em Teologia Bíblica pela Pontifícia Universidade Gregoriana, em Roma (Itália). É mestre em Ciências Bíblicas pelo Pontifício Instituto Bíblico, em Roma (Itália).



Em agosto de 2009, dom Walmor Oliveira de Azevedo foi nomeado pelo Papa Bento XVI para uma das mais importantes congregações do Vaticano: a Congregação para a Doutrina da Fé.



Filho de João Augusto de Azevedo e Maria Conceição Oliveira Azevedo, Dom Walmor nasceu em 26 de abril de 1954, em Côcos (BA). Recebeu a ordenação sacerdotal em setembro de 1977, em Juiz de Fora (MG), onde, entre outras importantes atividades, foi Reitor do Seminário Arquidiocesano Santo Antônio. 



No dia 21 de janeiro de 1998 foi eleito bispo auxiliar da Arquidiocese de São Salvador da Bahia, tendo sido ordenado pelo Cardeal Dom Frei Lucas Moreira Neves. 

No dia 28 de janeiro de 2004, foi eleito arcebispo metropolitano de Belo Horizonte. Em maio de 2009, o Arcebispo recebeu o título de Cidadão Honorário do Estado de Minas Gerais.

Na gestão do Prefeito Linguiça, Dom Walmor esteve numa visita a cidade de Côcos, na gestão Municipal de Prefeito Raimundo Nonato - "Linguiça" e rezou missa na Igreja Matriz.
Em julho de 2011, quando foi entrevistado pela TV horizonte,  no segundo bloco, o arcebispo lembra da infância em Cocos (BA), sua cidade natal.
O programa apresentou um pouco da história do arcebispo metropolitano. (13/07/2011)
Dom Walmor falou do momento em que percebeu a vocação para o sacerdócio.
Na última parte, dom Walmor conta como recebeu a notícia de que seria bispo auxiliar de Salvador(BA) e, posteriormente, de que dirigiria a Arquidiocese de Belo Horizonte.

O TRAIADO E O URDIDO

no site abaixo está a historia belíssima da cultura de nossa região, não deixe de visitar e conhecer
Visite o site: o traiado e o urdido ---www.cnfcp.gov.br/pdf/CatalogoSAP/CNFCP_sap141. instala pela primeira vez em Salvador, com uma mostra da arte das trançadeiras da palha de buriti, do município de Cocos, no Extremo Oeste da Bahia. ...

Este trabalho foi feito pela Secretaria de Cultura do Estado da Bahia apóia a Sala do Artista Popular (SAP), e em Salvador e Rio de janeiro foi apresentada amostra da arte das trançadeiras da palha de buriti, do município de Cocos, no Extremo Oeste da Bahia.

“Nos últimos anos, nosso estado foi promovido como a terra das praias e do carnaval, nossa cultura esteve atrelada à indústria do turismo e à capital, e como conseqüência,  ignoradas a arte popular estabelecida no interior do estado e suas expressões. Temos, então, um grande desafio no âmbito das culturas populares, de tornar visível o que estava invisível, principalmente para o próprio povo baiano, reconhecendo sua relevância cultural, promovendo e divulgando suas obras e criando condições para que os mestres,
artesãos e artesãs da cultura baiana tenham seu espaço respeitado e seu ofício valorizado na sociedade. Essa parceria com o Centro Nacional de Folclore e Cultura Popular, que se inaugura agora com a SAP do município de Cocos, marca o início de uma colaboração fundamental ao sucesso desta missão.

Às artesãs e artesãos das comunidades de Porcos e Canguçu, os meus parabéns e aos pesquisadores do Centro, meu muito obrigado! Que todos os baianos, cariocas e visitantes dessa exposição possam sentir a mesma alegria que sinto em celebrar esse momento e que nosso compromisso de promover as culturas populares na Bahia permita uma melhoria da qualidade de vida daqueles que há anos vêm se dedicando em manter nossas tradições, razão primeira dos nossos esforços”.  
MÁRCIO MEIRELLES - SECRETÁRIO DE CULTURA












COCOS 44 anos - 2002 - NESTA FESTA A ESTRELA É VOCÊ


44 Aniversário de Cocos - 
tema: nesta festa a estrela é você
Administração do prefeito: