quarta-feira, 31 de agosto de 2011

CÔCOS 52 ANOS - 2010 - CÔCOS, CONTANDO A SUA HISTÓRIA


Côcos - 52º aniversário - 


tema da festa: Côcos contando sua história












...
a festa dos 52 anos de côcos foi marcado por uma decoração maravilhosa, enfeitando o "espaço cultural" ao lado do Banco do Brasil com uma viagem aos tempos antigos, que encantou a todos que compareceram.
Lá estva fogão de lenha (feito de barro), a torradeira de café, panelas de ferro...








uma casa de roça,a coberta de palha, retratando os tempos passados, de muitas pessoas que hoje são moradores de Côcos, e tiveram este modelo de lar,






A decoração contava também com os móveis que faziam parte da decoração destas casas modestas, como prateleiras, girau (como era chamada uma mesa para colar as coisas), utensílio de esmalte - (pratos, canecas, chaleiras, bule), peneiras, gamelas, moinho para moer café que era "torradinho na hora", potes, malas, entre outras coisinhas, que nos fazem sentir saudades daquela vida simples, mas se riqueza incondicional daquela época.




e tonha (minha avó) demonstrou para suas netas como se fazia linhas para costurar as roupas naqueles tempos...ai na velha roda de fiar...lembranças saudosas de um tempo distante, mas vivo na memória de pessoas como meus e seus avós, que estiveram la para prestigiar tão rica decoração.


(na foto Tonha, minha avó forrozeira de muitos casórios)
Não podia também faltar a velha sanfona que tanto encantou as festas e casamentos de época, onde os sanfoneiros muitas das vezes era um casal "marido e mulher" que se revezavam no toque da sanfona e na dança...claro (para aqueles maridos menos ciumentos) porque os ciumentos não deixavam suas mulheres dançar quando eles iam tocar. Mas eles podiam dançar...rssss (assim conta minha avó). 


E lá estava também aquele ferro de passar roupa na brasa (misericórdia) imaginem o sofrimento para passar aquelas roupas quase todas de algodão que eram "engomadas"....
eternas lembranças que deixou a decoração da festa mais que encantadora...de muitas saudades para muitos coquenses que deixaram suas fazendas e precisaram vir para a cidade.





Míriam (minha irmã) agarrou logo a velha mala (apesar de pequena para sua bagagem...rsss) afinal de contas o que ela mais gosta de fazer é "pegar estrada".








Parabéns organizadores, vcs mereceram serem apalaudidos pelos visitantes e tantos coquenses que viram nesta decoração seu passado bem presente...

A festa contou ainda com show musicais de grande qualidade, e ainda com o bloco Côco loko , que arrastou os coquenses pelas ruas da cidade, aquecendo para a festa que dava continuidade noite adentro.
Outros  shows ficarama por conta das bandas: Banda Tribal, da cantora gaúcha Fernanda Garcya Batukerê, Foró Xinelado, e demais. No Bloco Cocoloko, único bloco a se apresentar, teve como atração o Falcão, Ex-Banda Guig Gueto e Banda Via Cicular. Os festejos acontecerem nos dias 13, 14 e 15 de Agosto de 2010..











Nenhum comentário:

Postar um comentário