vista aérea de Côcos - foto do facebook de Edna Barros
foto abaixo: por Lande Bomfim em 24/06/2014 - Praça da Bandeira - a casa azul de portas amarelas era residencia oficial de Pastores da Igreja Presbiteriana.
a foto abaixo foi a Inauguração da Praça da Bandeira que passou a chamar-se Praça Palmerinda Viana em homenagem a Dona Palma, com a presença do Governador da Bahia Jaques Wagner o senador Walter Pinheiro no dia 22/07/2014.
Por Joaldi Lopes em 29/06/2014 - vista aérea da praça dos esportes fundo ao colégio Sebastião Augusto de Azevedo - antigo e conhecido "Grupo Velho"
Por Lande Bomfim em 24/06/2014 - as casas la no alto desta vista aérea é saída para Carinhanha, pela ponte da rua do Banco do Brasil.O prédio em construção fica na esquina do beco que desce o comércio de Vá Oliveira.
Uma casa antiga, do modo tradicional dos anos...esta casa pertence a família, aqui nasceram....(em andamento)
Uma outra casa estilo casa antiga que encontrei em minhas andanças, as casas de Côcos eram quase todas assim, uma so porta e muitas janelas, quase sempre uma de cada lado, ou muitas portas e janelas na frente, nao tinham garagens..e as calçadas eram altas.
A sede do Hospital de Côcos é a casa que pertenceu a D. Zazá, grande exportadora de algodão na região nos anos 45, nesta casa ela criou seus filhos.
A Igreja Presbiteriana transformou a velha construção do templo por esta obra belíssima, vale a pena visitá-lo quando for a Côcos.
Construção, reforma da Igreja Cristão do Brasil
A atual sede da Igreja Católica de Côcos, também uma igreja moderna, bem decorada
Praça da Bandeira, fica em frente ao Hospital São Sebsatião de Cõcos, revitalizada e entregue a populção em março de 2014.
Nesta primeira foto, vemos a Casa da Igreja Presbiteriana(esta de paredes azuis e janelas amarela), ainda mantendo a sua originalidade, parece mais uma pintura em tela de tão perfeita que está a foto..
Noite de lua cheia coquenses, que ja inspirou muitos violeiras e violeiros, destacando o Sr. Alcebiades, Maria Oliveira e outros demais....
E Côcos é uma cidade bem arborizada....praça do Hotel Brasil
Temos pousadas aconchegantes....esta fica na entrada da cidade por quem chega pela estrada de Santa Maria da Vitoria
A FEIRA DE COCOS EM 2014
Andar pela feira de Cõcos é sempre muito bom, ali encontramos os conhecidos que vem das fazendas, alguns ainda com trajes característicos daqueles antigos, que vestiam muito bem para chegar a feira, como o chapéu super conservado e a camisa de manga comprida. mesmo no calor escaldante que faz na feira de Côcos, sempre encontro pessoas assim, e não deixo de registrar, porque remota minha infância a feira de muitos anos atrás.
E na feira encontramos de tudo: faça uma viagem nas fotografias, e se sinta em Côcos, na nossa antiga feira, mesmo não tendo mais carros de bois, animais amarrados esperando o fim do dia apra seu dono voltar, tem muitas lembranças de nossa vida interiorana como: redes, peneiras, óleo de pequi, rapaduras, requeijão, tapioca, farinha, beiju de tapioca (aquele sequinho)
Aqui redes, muitas redes coloridas, feitas pela Comunidade de Porcos
e alhos produzido na região do sítio
meninas se fotografaram para espantar mau olhado
artesanatos, colheres de pau, pilões, farinheiras, gamelas e gente muita gente....
Os irmãos Alvino e Benésio do Carmo Lessa, estes são frequentadores assíduos da feira, sempre os fotografo juntinhos, e acho lindo o jeito que eles se vestem.
Vista aerea fundo da AABB
foto de Nonato Lopes
Guarda Municipal
Nonato Lopes - exaltando a mulher
Bia e D. Joana
Marilande Bonfim parabéns. É importante valorizarmos nossas origens. Sou repórter da Rede Bahia e estou pesquisando sobre rios importantes do nosso estado e nesse momento minha pesquisa está focando o Carinhanha que a literatura indica ter nascente no estado de minas no município de Formoso, mas pelo satélite o que parece é que a nascente estaria a poucos quilômetros do lado de cá da divisa, em Côcos. Será que você poderia me auxiliar? Meu email é rogersarmento@yahoo.com.br podemos também nos falar pelo whatsapp 73999856634. O que nesse momento mais quero é um mapa hidrológico do município e outro que contenha a divisão indicando os povoados e localidades de Côcos.
ResponderExcluirDesde já sou grato pela colaboração. Um abraço
ResponderExcluirDesde já sou grato pela colaboração. Um abraço
ResponderExcluir